4 July 2021

três anos e mais saudades

“O luto expõe novas camadas em mim, raspando escamas dos meus olhos”. 

No livro “notas sobre o luto” Chamamanda Adichie narra instantes de sua dor, numa escrita simples, com cenas vividas em família que a fazem recordar do seu velho, que partiu abruptamente em 2020. Eu chorei em vários trechos pois me fizeram lembrar do meu luto, me levaram a refletir sobre sua partida. Você, minha amiga-irmã, que era presença em todos os meus momentos na vida longe do ninho.

Para muitos, morar longe da família e das raizes parece ser mais fácil e, em alguns casos até melhor ou muito necessário. Para nós duas nunca foi fácil e a gente se equilibrava uma na outra, nos momentos mais duros e críticos. 

Eu tentei ser pra você uma mesma ponte que unia passado, presente e os desejos de amanhãs cercados dos nossos afetos, exatamente como senti que se tornou pra mim, numa cumplicidade rara de ser encontrada entre duas mulheres tão diferentes. 

Esse dia 4 de julho marca três anos, com pandemia e tudo no caminho, sem contar com seus abraços, suas emoções, seus pensamentos e suas falas inusitadas. Vai ser sempre um lamento maior esse dia que você nos deixou.

O mundo ficou absolutamente menor, menos encantante.

Nutro uma saudade imensa da sua sensibilidade, de ter você bem perto para contar, nesse mundo tão caótico e estranho. 

Espero que esteja muito bem e que continue me desculpando pelo meu choro muitas vezes descontrolado, quando busco te encontrar em monólogos ou escritos que nem esse. 

Te amo pra sempre! Obrigada pela amizade e por todo o seu amor. 

No comments:

Post a Comment