24 September 2021

o que é o amor pra você?

Essa é uma pergunta simples para um tema complexo. Eu amo a ideia de amar alguém e também ser amada na mesma medida, com a mesma verdade, com a mesma vontade de dar certo e de insistir, enquanto há desejo de ambos os lados.

Sempre afirmei categoricamente "eu te amo" para meus pais, manos e manas, meus sobrinhos e para amigos que fui conquistando por aí.

Não creio ser possível viver sem afeto, sem saber se é amado por quem se ama. Eu que tenho plantas, únicos seres vivos que habitam meu canto, além de mim, penso que ao conversar com elas e dizer que "mamãe está aqui e vai te dar atenção", estou dizendo que as amo muito e sem elas a minha vida perde beleza. Uma planta morrendo é sinal de abandono, de maus tratos. Não é assim que ficamos quando estamos sem a atenção e o cuidado daqueles que dedicamos atenção e cuidado? E por acaso oferecemos atenção e cuidado a quem somos indiferentes? E o que torna alguém diferente, especial senão o amor?

Ah, mas amar é simples assim? Não! Amar exige acolher o outro em suas demandas, em suas particularidades. Ama-se alguém não porque é perfeita ou cabe em nossos sonhos. Ama-se incondicionalmente, sem sequer conseguir explicar, apenas sentindo o amor.

"O amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente, é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer..."

Essa é uma citação bíblica que Renato Russo musicou. Eu amo essa canção porque ela traduz em grande parte o que não conseguimos expressar em simples palavras. Precisamos do cinema, da poesia, da música, da literatura para interpretarmos as muitas formas de amor que existem. Precisamos nos doar para que o amor chegue até os nossos corações incrédulos. Amar é colorir os dias, mesmo que em alguns momentos estejam cinzentos. Amar há de ser (sempre) melhor do que não amar.

2 comments:

  1. Te amo amiga!!!! ❤️❤️❤️❤️

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também te amo Let! Viva nosso amor.... amor fevereiro <3

      Delete