31 January 2020

um novo tempo...

*Sobre lutas e conquistas, fins e recomeços, encontros e despedidas.*

Venho postando nas redes sociais muitas passagens importantes vivenciadas na minha instituição, que me formou doutora, que me provê o meu sustento, me ensina a ser mais humana, mais justa, mais resistente aos baques a todos os tipos de enfrentamentos que a vida e os governantes escolhidos pelos povos (aqui e lá fora) vêm nos desafiando a permanecer vigilantes, lúcidos e conscientes do nosso papel para romper as desigualdades sociais e étnico-raciais nesse mundo às avessas.
Eu venho construindo a minha carreira acadêmica e profissional pautada na ética pública e seguirei respeitando meus pares e nossos estudantes, razão de ser do nosso trabalho na educação superior da rede federal.
Não pactuo com quem entende que a privatização e o empreendedorismo devem ser estimulados como meios e caminhos possíveis para garantir o desenvolvimento da nossa sociedade. Balela! Argumentos falsos! Não acreditem! Não disseminem! Educação nunca pode ser entendida como gasto e não é mercadoria! Políticas públicas importam e transformam realidades!
Pois bem... era pra ser apenas uma reflexão sobre minha trajetória...
Voltando, eu sei que não sou perfeita, nem nunca pretendi ser e sei que tenho inúmeras aprendizagens a continuar perseguindo...
Olhando pelo retrovisor, concluo que esses quase 9 anos como servidora da Universidade Federal de Alagoas foram intensos, difíceis, mas recheado de boas conquistas, individuals e coletivas e, o melhor de tudo, acompanhada de novos amigos que ganhei nas terras alagoanas.
Dia 30 de janeiro de 2020 a Ufal se despediu da gestão liderada pela magnânima professora Valéria Correia e posso dizer com toda a certeza de que cumprimos a nossa missão!!
Parabéns para quem apoiou, trabalhou pesado, quem fez parte direta ou indiretamente no coletivo Outra Ufal é possível!
Nós contribuímos muito! A história dos 59 anos da Ufal agora levará a nossa marca!
Construímos um legado importante, que não deve ser ignorado muito menos  desqualificado pelos novos ou velhos gestores.
Nós elevamos os indicadores da Ufal em todos os sentidos, no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão universitária.
A Ufal agora é outra. Mais até do que sonhamos ser possível, em tempos de tantos ataques às instituições públicas brasileiras.
Sigo agora novos desafios, desta vez numa temporada, que espero que seja bem produtiva, na Faculdade de Educação da Ufba, na minha terrinha.
Aqui, ali e acolá, continuarei presente! Um brinde ao novo tempo. Obrigada universo por tornar meu desejo tão real e lindo. Axé!

No comments:

Post a Comment