1 April 2021

viva o SUS!

A gente rodou essa cidade em busca do nosso objetivo. Eu e minha mãe nos aventuramos por bairros nunca visitados e chegamos nas periferias da cidade. Foi um encontro com a dureza da realidade e de como a saúde pública sofre com os desmandos dos nossos governantes.

Mas encontramos nos postos, gente querida, esperançosa e profissionais sorridentes, aparentemente exaustos mas apaixonados pela possibilidade de contribuírem na imunização em cada braço que encostam a seringa com a vacina mais desejada do mundo!

Tanto na primeira dose quanto na segunda buscamos identificar unidades de saúde que estivessem menos lotadas, para que minha mainha não se cansasse tanto.

E chegamos em Plataforma, subúrbio da cidade! Conseguimos a senha de número 108 e aguardamos com toda a alegria que a vacinação começasse e assim tivemos a primeira etapa concluída! Ficamos 2 horas e meia e logo retornamos felizes da vida!

Na segunda dose chegamos noutra região num bairro popular, também, chamado Canabrava. Nós penamos um bocado! Gastamos muito tempo indo até postos fixos que já tinham esgotado as vacinas para o público de segunda dose. Ficamos dentro do carro das 10:30 às 17:30... isso mesmo, 7 horas inteiras sem direito a xixi e almoço, aguardando a nossa vez. 

Detalhe: eu tinha uma aula remota para ministrar. E tive que usar o celular. Felizmente deu tudo certo. Minha mãe participou da aula, ouviu atenta e acabou se distraindo um pouco! 

Como diz uma canção que Maria Betânia canta lindamente...”começaria tudo outra vez, se preciso fosse meu amor...”

Como cidadã reconheço cada empenho de toda a equipe que incansavelmente vem trabalhando nessa árdua luta contra o coronavírus. E dessa aventura, três coisas me parecem óbvias: 1) a população está atenta e quer ser vacinada! 2) somos privilegiados por termos o Sistema Único de Saúde!! Viva o SUS! E 3) Viva a ciência!

Um abraço para todos os profissionais de saúde envolvidos na vacinação! 

Vocês merecem muitos aplausos, melhores salários e excelentes condições de trabalho!! Minha eterna gratidão por ter conseguido vacinar a minha mãe e por contarmos com a boa saúde dela! ❤️❤️❤️

Páscoa por aqui garantida, com amor, saúde e paz!!

No comments:

Post a Comment