4 April 2020

e rolou uma lasanha de abobrinha...

A verdade precisa ser dita, doa a mim, o quanto doer: o meu blog já não é mais o mesmo. 
Comecei tematizando minhas viagens, mas desde que foi criado, em 2009, já tive que justificar a mudança de pauta principal algumas vezes, em decorrência, sobretudo, da minha necessidade de escrever com liberdade, sobre o que me move ou inquieta.
Inquietações, no entanto, nem sempre são inspiradoras de novas crônicas, por exemplo. Nesse momento de isolamento social necessário, ao ficar em casa, para contribuir para contermos a expansão da pandemia, tem me forçado a pensar em demasiado sobre muitas coisas: do sentido da vida a como manter a varanda limpa, sem folhas secas de plantas alheias dos vizinhos menos cuidadosos.
Eis que no meio desse turbilhão de afazeres, sentimentos e pensamentos, muitas vezes sombrios, dada a quantidade de circulação de informações sobre o coronavírus, a necessidade de se alimentar com mais qualidade, tem se tornado o grande desafio pra mim, amante de pães, frituras e fast food. 
Antes da quarentena, e com a rotina de trabalho incorporada, em casa só rolava mesmo café da manhã e algum lanchinho no final da tarde. Almoços e jantares sempre em restaurantes, pizzarias e lanchonetes. Apesar de gostar muito de cozinhar e fazer petiscos, a verdade é que preparar um prato mais elaborado só mesmo para receber afetos. 
Como nos lembra Mia Couto, cozinhar é sempre um jeito de amar o outro. E isolada, a despeito da minha escolha, me vi sem direito a frequentar meus cantinhos de comida prediletos e por isso tive que aderir a ideia de que precisava cozinhar, com afetividade, apenas para mim.
Dessa decisão pra cá, a lua já mudou de formato, já rolou muitas chuvas, muito calor, muitas angústias, muitas séries vistas, muitas lágrimas, muitas tensões e muitas comidinhas também.
Chega de blá-blá-blá... vou narrar como foi que rolou uma lasanha de abobrinha maravilhosa neste sábado de sol e casa, só pra variar.... 
Vou mesclar a receita com algumas dicas, porque assim funciona meu pensamento em ação, quando abro a geladeira, antes de decidir o que vou preparar.

PRIMEIRO -  a opção por um prato único, para quem mora só, deveria ser uma regra. Digo isso porque a quantidade de utensílios que precisamos usar e higienizar depois é muito maior, quando decidimos montar um cardápio com mais de um item. 

SEGUNDO - a escolha do que fazer, deve ser também pensando em quantidades menores, intercalando o que comeu no dia anterior e o que pretende comer no dia seguinte, ou no jantar. Eu, por exemplo, não gosto de repetir seguidamente, então faço sempre porções menores, ou que eu possa conservar para consumir nos próximos três dias.

TERCEIRO - como as saídas estão contingenciadas, melhor evitar desperdícios e escolher o que vai cozinhar, levando-se em conta o que tem sobrando na geladeira, com validade próxima. E #foiassimdoispontos, que rolou essa minha receita de lasanha de abobrinha:

  • 2 colheres de chá de azeite de oliva
  • 1 colher de manteiga
  • 1 cebola média picada
  • 1 dente de alho grande pisado com 1 colher de sal
  • 1 abobrinha grande
  • 1 lata de tomates pelados
  • 1 colher de sopa de açúcar 
  • 1 colher de chá de pimenta do reino
  • 100 gr de queijo de minas (pode ser queijo coalho)
  • 100 gr de queijo mussarela
  • Folhas frescas de manjericão (usar após a lasanha estar pronta, para servir no prato)
O modo de preparar é muito simples. Veja o passo a passo, a seguir:
Antes de preparar o molho, rale os dois queijos em ralador grosso e reserve. Depois disso, lave a abobrinha, seque e depois corte ao meio, e depois em fatias grossas, justamente para servir do tamanho da fatia da lasanha, ao servir no prato. 
Coloque as fatias da abobrinha num escorredor, salpique sal (isso ajuda a eliminar a quantidade de água da abobrinha) e deixe por 15 minutos, em seguida retire o excesso do sal e da água com papel toalha.
Para o molho, junte numa panela pequena, a cebola picada, o azeite e a manteiga. Deixe que frite por 1 a 2 minutos, no máximo, junte o sal e alho pisado, os tomates pelados, o açúcar e a pimenta do reino. Mexa bem para misturar os ingredientes e deixe cozinhar por 5 minutos.
A montagem da lasanha deve começar pelo molho, no refratário, intercalando em cada camada, o molho, abobrinha, molho, queijos, molho de novo e um fio de azeite, para completar o estrago.
Deixe assar por 15 minutos, no máximo, para que a abobrinha fique "al dente" e não amoleça demais. Sirva quente e não esquece das folhinhas de manjericão!


Muito afeto no prato: lasanha de abobrinha pra mim (04.04.2020)


No comments:

Post a Comment