11 July 2020

liga o cuidemo-nos

Cuide de você mas cuide mais ainda de quem sempre cuidou de você. Isso deveria ser um dever de cada um(a) de nós.
Assisto o GregNews sempre no sábado pela manhã, pois depois das onze minhas pestanas costumam cair, pesadas. Meu corpo se despede cedo, depois de um dia longo.
Hoje Gregório Duvivier me fez chorar, em diversos momentos. Pela tragédia que estamos vivendo. Por escolhas infelizes de um desgoverno que planeja e implementa a falta de cuidado com sua população de forma contínua e crescente.
Tratar sobre o "cuidado" é muito importante em nossas relações humanas com o outro, com os animais, com a natureza, com tudo ao nosso redor. Porque isso impacta no mundo inteiro. Cada ação pequena, minúscula que fazemos, produz algum tipo de efeito e como seria bom que fosse sempre para reafirmar a importância da vida humana.
Pra variar, chorei. Para além de concordar com suas análises e analogias sempre tão bem feitas e criativas, a forma como aborda me afeta profundamente e me faz refletir sobre minhas posturas, minhas omissões, meus desafios.
Eu sei que tenho buscado cuidar de quem amo e do que faço para tornar o mundo um lugar melhor não somente para meus sobrinhos preciosos, mas para todas as crianças, para os idosos, para essa juventude sem oportunidades, que clama por moradia segura, por alimentação, por saúde, por um transporte público digno, por educação de qualidade, por cultura, por diversão e arte. É que a gente não pode lutar só por comida, como diria o Titãs.
Essa juventude desejante segue sangrando e morrendo por ai, estupidamente, como se natural fosse abreviar suas trajetórias e morrer sempre de forma estúpida, nada natural, numa esquina, no asfalto, a caminho de casa ou até dentro de casa.
Diante dessa realidade assombrosa que acumulamos eu penso que é nosso dever aprender a cuidar sempre um pouco mais do outro, sobretudo num momento em que o Brasil registra mais de 70 mil vidas perdidas, 70 mil famílias destroçadas... é realmente fundamental evitamos a propagação do coronavírus, a partir de ações de cuidado minúsculas, como usar máscara e evitar contato físico.

No comments:

Post a Comment