10 August 2020

para além do que se vê

Ontem assisti Jojo Rabbit e fiquei encantada!!
O filme, de modo muito leve, apresenta crianças pra lá e pra cá, suas narrativas misturadas com o mundo e o horror da guerra, e usa a comédia como uma estratégia muito bem pensada e adequada para tratar de um tema tão duro e hostil como o nazismo.
Não chega a ser spoiler mas a citação de Rilke, ao final, é arrebatadora e casou com o por do sol de hoje, no porto da barra, que me pegou de jeito.
Tenho feito minhas caminhadas sempre que o tempo ajuda e decidi não levar nada além de mim, por puro medo de assalto, que tem sido frequente nesse período pandêmico.
Lembrei muito de um amigo querido, quando diz o quanto é maravilhoso viver uma experiência sem a necessidade de lançar mão de registros fotográficos.
Experienciei a despedida do sol e seus reflexos no mar e na areia da praia, com ondas bem calminhas.... eu diria até que pareciam ondas quase preguiçosas!Isso me fez compreender que nem tudo é dor, nem tudo é pressa ou precisa ser concreto. Tem beleza, tem magia no ar, tem mistério no céu.
O mundo está pelo avesso. A humanidade em crise. A Bahia tem um monte de problema, eu sei, mas tem na sua paisagem o que alegra o (meu) viver.A simplicidade reside aqui, com toda a lindeza que podemos captar numa (simples) chegada da luz fria do anoitecer.

No comments:

Post a Comment