10 March 2023

o cinema, o oscar e algumas reflexões

Todo ano acompanho com dedicação, como boa cinéfila que sou, a edição anual do Oscar. A sétima arte é sim a minha favorita. Sou apaixonada por filmes e agora também por séries. Apaixonada que corre atrás de bons filmes, impulsionada pelos bons atores que também sigo na expectativa por suas novas atuações.

Em 2023 não seria diferente dos anteriores, com uma vantagem: estou praticamente com a meta cumprida de assistir os mais indicados antes do dia da festa, que vai acontecer no próximo domingo. Fato que ter acesso (pago) às plataformas, dos que já estão disponíveis na internet, facilita muito a minha vida e assim consigo cumprir meu objetivo de ver a premiação sabendo como é cada filme e não apenas porque li as sinopses. 

O que me atrai nesse evento tão  cheio de glamour não é apenas ver o povo que gosto no tapete vermelho. Claro que é uma delícia ver todo mundo reunido num lugar só pra festejar a vida através do cinema. Valorizo cada profissional que compõe esse universo.  A indústria do cinema produz muita coisa boa, mas há questões políticas, econômicas e éticas que não posso me esquecer, mesmo amando tanto a linguagem fílmica. Sem nenhum romantismo, mas sabendo que é impossível não romantizar, diria até que se não fosse eu o que sou, correria atrás, em outra vida, de fazer parte do mundo cinematográfico, nem que fosse como revisora dos textos ou mesmo uma camareira de algum(a) famoso(a).

Chega de papo... vou deixar aqui um breve comentário meu sobre os filmes favoritos que já assisti de trás pra frente (começando pelo último que vi, lembrando que se quiser ver o trailer de cada um deles, basta clicar no título): 

1) Os Banshees de Inisherin todo mundo deveria assistir mesmo sendo um filme muito louco, muito monótono, muito trágico, muito triste ... ainda assim eu penso que serve de reflexão necessária pra gente (re)pensar as nossas relações pessoais. A ruptura de amizade entre os protagonistas causou danos na (insossa) vila inteira. E eu fico me perguntando se não é assim mesmo na vida real... sobre o quanto ficamos afetados e afetamos por tabela outras vidas quando escolhemos nos separar de alguém. Ou quando a vida nos separa de alguém, mesmo sendo contra nossa vontade. Saí do cinema pensativa, triste, me sentindo impotente muitas vezes, por não conseguir tentar mudar o estado das relações com as amigas que "perdi" na vida ou pra vida. No filme eu até concordei que há situações que não temos como mudar, apenas lamentar e seguir.

2) Entre Mulheres foca no diálogo entre mulheres de uma comunidade inteira que são violentadas por seus homens. Assisti no cinema, também! O tema não é só o estupro, que é trazido em cenas cortadas, e de forma muito expressiva no olhar de horror de cada mulher violentada que decide não mais pactuar com o silêncio. É um filmão! Eu votaria nele para ganhar o Oscar de melhor filme, mas não sei o que a Academia vai escolher... risos... é mesmo incrível que a decisão de SAIR ou FICAR na condição de vítimas seja definida pelas próprias vítimas, sem nenhuma influência masculina. Vontade de ver novamente.

3) Triângulo da Tristeza eu aluguei na internet pra conseguir ver antes da premiação. O filme me lembrou Parasita, mas não é nem de longe um filme que merece um Oscar. Ainda assim, traz alguns elementos interessantes e satiriza bem algumas questões sociais e evidencia o mundo das desigualdades entre ricos e pobres e entre negros e brancos. Gostei de algumas partes e odiei outras, justamente porque entendi que são mesmo desnecessárias. Assista se não tiver que pagar.

4) Top Gun: Maverick ah... esse filme é uma sessão da tarde cheia de nostalgia! Vale a pena fazer a pipoca e viajar nas aventuras pelos ares. Mas não merece Oscar nenhum... só se for pela canção de Lady Gaga!

5) Tudo em todo lugar ao mesmo tempo eu aluguei com muito gosto esse filme. Queria logo entender, antes de estar nas salas dos cinemas, o que esse filme tinha de bom pra ser considerado o mais favorito... não descobri... risos.... o filme também me lembrou Parasita, mas é muito louco, com muitas idas e vindas no tempo... achei cansativo e não me prendeu a atenção do inicio ao fim, apesar de algumas mensagens serem mesmo importantes de refletirmos. A mais tocante é da relação entre mãe e filha. Lindo de ver. Vale a pena pagar e ver no cinema. Se ganhar, eu vou entender.

6) Elvis assisti esse filme no cinema, ano passado. Deveria ter aguardado chegar no streaming... penso que é sempre nostálgico pensar na vida de um artista que admiramos e é mesmo triste pensar que a vida de glamour esconde tantas dores e tristezas... mas não vejo como esse filme pode levar alguma estatueta. Espero que não ganhe... risos...

Não consegui assistir até agora: 

7) Os Fabelmans estou ansiosa para assistir, muito mais pela produção de ser de Spielberg, que sempre surpreende... 

8) A Baleia  a sinopse não me empolgou mas se eu não tiver que pagar, irei ver sim.

9) Avatar 2  certamente não vou assistir pois não curto desenho... a crítica não ajudou também... mas pra quem gosta... fica a dica!

10) Nada de novo no front DORMI... não passei da metade do filme... não curto filmes de guerra.

11) Tár vou assistir assim que puder e sei que Cate Blanchet tem muita chance de levar a estatueta! Ela é muito boa atriz! Vamos aguardar o desfecho na cerimônia oficial da entrega do Oscar, no domingo!


3 comments:

  1. Amiga, eu ia amar um roteiro seu! Você é a melhor!!! 🤩

    ReplyDelete
  2. Muito bom … adoro cinema também! Ninguém sai de uma sessão sem alguma transformação, boa ou ruim sempre vai ter reflexão. Dicas maravilhosas 👏🏼👏🏼Bjinhos

    ReplyDelete
  3. Gostei da análise, já assistir alguns, incluindo Avatar.

    ReplyDelete