18 September 2010

Make up

Viagem em cenas imagéticas.

Para me acompanhar, visualize maquiagens distintas, em rostos de comissárias de bordo, atendentes de lojas de departamento, barbies, apresentadoras de televisão, manequins (lindas e magras) em catálogos de produtos de beleza. Sim, as candidatas das eleições 2010 entram nesse time, além do percentual considerável, e cada vez maior, de homens vaidosos, os ditos metrossexuais.

Em cada contexto, observo em todos eles, a tentativa de esconderem suas imperfeições, ou chamarem a atenção para os atributos positivos, como olhos ou boca.

Outros, carregam demasiadamente, com tons chamativos, a ponto de destoarem do resto dos seus corpos, ou pior, para combinarem com as cores de suas roupas. Visuais sinistros.

Transformam-se em fakes. O termo fake é um nome moderninho do mundo virtual que, traduzido para o português, pode ser definido como sendo a criação de uma identidade falsa. Falsos adultos e muitos adolescentes são adeptos de fakes, e estão espalhados, pelos quatro cantos, nas redes sociais.

Aliás, com o mundo fantasia que dispomos na web, onde tudo é possível, penso que já poderia ser apelidada de "Neverland". Uma justa homenagem ao FFF- fake, famoso e falecido Michael Jackson.

Quanto a mim, diariamente, faço uso de batom, corretivo, sombras. Esqueci a tal 'máscara', para alongar os cílios. Dia após dia, gasto minutos nesse ritual obrigatório, ao me arrumar para mais um dia de trabalho. Sou mais uma escrava consumidora do mercado de cosméticos.

E muitos dos produtos são vendidos como remédios milagrosos. Obviamente, propagandas falsas. Os mais caros, prometem atenuar os sinais (miseráveis) do tempo, ou de noites mal dormidas.

Minha hipótese: o mundo está cada vez mais fake, então.

Por conta disso tudo, demoro a me acostumar com a ideia de que, assim como os índios, maquiar o rosto, ou o corpo, pode indicar ou refletir a história ou a identidade da cultura de um povo. Não sou antropóloga, ora bolas!

Mas confesso que, com o blog, porém, sinto tal necessidade. Isso porque, de fato, sou enjoadinha, como sempre me diz um amigo querido do sul, que me prometeu uma visita pelas bandas de cá.

Eu enjoei dos tons lilazes, de antes. Cansei daquelas bolinhas singelas.Quando acessava, me lembravam um diário da adolescente que não sou mais, que já faz (bastante) tempo que abandonou meu corpo.

Quem me lê, aqui, sabe do que estou falando. Ando sentindo um desejo cada vez mais profundo de me transformar. E viajar, como uma borboleta, com as asas dessa minha imaginação, me fez desejar outro design, com novas cores.

O preto, o branco, o vermelho e uns toques de amarelo. Misto de melancolia com alegria. Me sinto assim, com essas tonalidades. Creio que combinam com o meu momento. Com as mudanças que estão se desenhando, aqui dentro. Será efeito primaveril? Ainda não sei.

E foi assim. Foi o que eu desejei, num sábado à noite. Nada de badalação. Me dei de presente só uma reforminha básica, nesse meu cantinho prazeroso. Meu filho de roupa nova! Pronto para uma festa, com um traje a rigor.

Então, me diz você, se ficou muito forte, que eu passo um algodão com removedor. Quero saber se este leonino está muito agressivo, ou ousado demais.

Impossível finalizar sem uma citação dele, Fernando Pessoa, que casa perfeito com o propósito da minha nova maquiagem, que não pretende ser mais um fake, nessa sociedade digital:

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos...”

10 comments:

  1. kkkkk..."fake, famoso e falecido" é óooootimo!...kkk...
    O novo layout ficou lindo!Bjs.

    ReplyDelete
  2. Ficou forte não, está ótimo. A beleza está na simplicidade. Quanto mais na contramão dos candidatos que, na propaganda, descobriram a fonte da juventude, melhor!

    ReplyDelete
  3. Demoro a me acostumar a mudanças de visual. Até gostei, mas senti falta do petit pois rosa... até a foto ficou P&B.
    Sei lá, depois me acostumo, adoro borboletas, mas prefiro-as coloridas.

    ReplyDelete
  4. Seu conteúdo dispensa maquiagem. Mesmo assim, a nova make up ficou ótima. Um beijo pra você, amiga viajante.

    ReplyDelete
  5. O blog tá lindo, o texto está maravilhoso (como sempre) e a poesia de Pessoa não poderia estar em contexto melhor. Adoro vc e seu blog! Vê se publica um livro logo !!!!
    Beijinhos,
    Mari

    ReplyDelete
  6. Mudanças sempre são necessárias... e o seu filho merecia, de acordo com suas necessidades de mãe zelosa...
    e pelo que vejo em seus escritos, você também tem passado por mudanças... mas se lembre: são necessárias, mas não precisam ser constantes... só nas necessidades.
    Quando sair do seu momento "bolinhas", me chama, que eu tou do seu lado, para te dar colo...
    Bjo Kika

    ReplyDelete
  7. Ohhhh
    Que bom que gostaram, ou estranharam...é isso mesmo. A novidade geralmente causa ambiguidade...
    O Foi assim: agradece a vinda dos passageiros queridos,meus assíduos leitores das linhas dessa borboletinha preta e branca!

    ReplyDelete
  8. MANA..CONVIVO SEMPRE COM A SUA DOAÇÃO AO SEU BLOG "MO-BLOG"...ACHO QUE ESSE NOVO VISUAL DE FUNDO É INSPIRADOR... DIFUSO... GOSTO DISSO,SOU UM POUCO ASSIM,SABIA??
    APESAR DA SUA AUSÊNCIA À MESA, COM A NOSSA FAMILHINHA PEQUENA,A CADA TEXTO,FICO ORGULHOSA DO SEU CONTEÚDO E, COMO ELE VIAJA EM NÓS OS SEUS FIÉIS SEGUIDORES!!BEIJOS...PARABÉNS "LEU" !

    ReplyDelete
  9. O blog realmente me absorve..entro no meu mundo autista, nesses momentos...mas não me isolo tanto assim...amo almoçar, tomar café e jantar com vc, mana! Bj

    ReplyDelete
  10. A borboleta é considerada um símbolo de ligeireza e de inconstância, de transformação e de um novo começo.
    Sabia Leu que a Psicanálise moderna vê na borbleta uma forma de renascimento?
    Fiquei pensando aqui porque inconsciente ou conscientemente você escolheu esse fundo? talvez seja porque a senhora goste de borboletas ou seje algo mais profundo..voce pode esta vivendo um novo tempo e o FOI ASSIM está no mesmo ritmo. Bom, não sei, Pense nisso!!
    Bju leu, saudades!

    ReplyDelete