17 October 2010

As lembranças da bagagem- parte 2

Cada vez mais tenho consciência do quanto sou parecida com minha avó materna. Ela adorava guardar coisas em caixas.
Eu sempre penso que um dia vou precisar de tudo o que guardo. Tenho várias caixas, de tamanhos diferentes. Renovo-as por fora, com texturas novas, mas o conteúdo é quase sempre das antigas.
Tenho vontade de solicitar à minha irmã bibliotecária, para colaborar no meu "acervo", que dentre tantas informações estão presentes textos, comprovantes diversos de pagamentos feitos, provas elaboradas, fotos, bilhetes, cartas, canhotos de passagens aéreas, terrestres e marinhas.
A mais recente, localizei uma bem, momento chique: estive à bordo de um buque bus, uma espécie de catamarã/navio a la titanic, com direito à tapete vermelho e uma hora e meia de duty free. Até o momento, único roteiro internacional- Buenos Aires- Montevidéo, uma viagem dos sonhos que, diga-se de passagem, trata-se da primeiríssima narração desse blog.
Nessas tranqueiras todas, sabia que os desenhos estavam por lá. Felizmente, encontrei todos, dos meus tempos de pró, de pequenos. E como eles nasceram?
Foi assim:
Solicitei ao grupo da quarta série A, que ilustrassem um momento marcante de sala de aula. 
A exposição seria apresentada para os pais em reunião de final de ano, além de serem inseridas no relatório geral das atividades desenvolvidas em 1999. 
Além das boas surpresas sobre a percepção deles, restou a saudade, de um tempo bom, cheio de aprendizados sobre ensinar, aprender, conviver.
Uma viagem que faço, assim, sem sair de casa, só contemplando imagens, dessas boas recordações. Um filme, multicolorido, enfim.
By Igor- Momento IV Feira de Ciências
By May- Momento Leitura Compartilhada!
By JP- Momento Aula de História!
By Lá. Momento Silêncio (uma raridade)
By Fê- Momento Matemática


Na leitura compartilhada, o livro lido era "Volta ao mundo em 80 dias", de Júlio Verne. Então, desde o século passado, já me sentia uma típica viajante(: 

12 comments:

  1. Muito fofo! Tem coisas que a gente tem que guardar pra vida toda mesmo.

    ReplyDelete
  2. Bom mesmo é ver em um desenho a arte da educação na cabeça de uma criança. Ótimo Jú!

    ReplyDelete
  3. Patiinha...fuçar é bom(:...agora observe meus cabelos retratados nesses desenhos...risos..
    Bj

    ReplyDelete
  4. Verdade, Luiz...no imaginário deles, um momento marcante na escola está relacionado com aulas, eventos, além dos elementos físicos da sala de aula: carteiras, quadro, pró, palavras, números... bj

    ReplyDelete
  5. Muito bom revisitar assim momentos marcantes de nossa vida! Lindos desenhos e mais lindo ainda o significado de cada um. Bjsssssss

    ReplyDelete
  6. Oi Kátia, são lindos os desenhos, né?Obrigada pela visita e comentário! Bj

    ReplyDelete
  7. Leu, enfim fiz um blog.

    www.umavidadeintimidade.blogspot.com

    Espero a sua visita!!

    obs: nossa eu fiz esse mesmo comentario em um post a mil anos atrás, agora que fui perceber, rs.

    Beijoss =****

    ReplyDelete
  8. é sempre bom reviver bons momentos, e o mais gostoso é quando vemos os registros deles... no seu caso, esses desenhos que marcaram sua passagem pela sala dos pequenos.
    adorei o "pró", porque me fez voltar ao meu longíquo passado, e lembrar das ótimas "prós" que eu tive... e adoro lembrar delas, porque tem peso relevante a quem me considero ser hoje.
    Kika, eterna kika, felicidades em seu caminho, sempre.
    Bjos.

    ReplyDelete
  9. Leu, melhor, Larissa Santana, querida...já estou te seguindo! Amei suas palavras de fé. Bj. Te amo.

    ReplyDelete
  10. Oii, agora lembrei da minha mae e suas milhares de recordacoes dos alunos dela...ela tb tem umas caixinhas assim...e minha vo tb, mas acho que nao puxei a familia...haha
    Ah, muito obrigada pela dica sobre os termos que uso nos posts... eu sempre fico em duvida sobre isso mas acabo escrevendo, entao agora sei que eh melhor eu ficar mais atenta...haha bjinhos!

    ReplyDelete
  11. Que bom que não ficou brava...considerei muita ousadia, minha, Mariana, ir em seu blog e dar pitacos...mas acho que percebeu que foi um bom conselho e que sou do bem...(: Beijinhos!

    ReplyDelete