25 March 2013

meu presente da páscoa

Todo mundo que aqui chega sabe que eu AMO viajar. Amo da compra da passagem, quando pesquiso promoções e enlouqueço quem está junto, ao momento da chegada ao destino. Curto o caminho do meio. O que me acontece inusitadamente em aeroportos, em salões de embarque, nas conversas que nascem espontâneas com outros viajantes. Gosto de quebrar a rotina quando está insustentável. Exatamente como agora, num período estressante, em que mal consigo dormir direito ou acordar direito. E será assim que partirei em busca de sonhos possíveis, amanhã.

A minha viagem da vez tem destino família, em Rio Branco. Mas antes vou rever amigos em Salvador e prosear olhando nos olhos, ao invés de um visor do celular ou do computador. Esse é um prazer imediato dos encontros presenciais. Máquina nenhuma reproduzirá cheiros e tatos, por mais inteligentes que sejamos.
Posso até ser repetitiva. Não me canso de reafirmar o meu prazer em fechar malas para estar na companhia maravilhosa dos meus afetos.
Há quem planeje férias de 15 dias com viagens turísticas, para consumir muito, visitar o Museu do Louvre, a Torre Eiffel, a Capela Sistina e, ao mesmo tempo, fotografar as mesmas cenas que vemos aos montes pela internet.
Não me agrada conhecer a Europa desse modo. Terei que melhorar o inglês, juntar [muito] dinheiro para materializar o meu sonho de viajar de carro e me infiltrar na dinâmica de vida dos europeus.
Enquanto isso, procuro curtir minhas férias curtinhas dentro da casa de minha mãe, dos meus parentes. Quero me envolver na rotina deles, do café ao jantar. Quero ir na padaria da esquina, assistir televisão sem pretensão alguma, comer com menos pressa ainda. Quero aproveitar o tempo estando com eles. Quero me desligar do trabalho, das e-mails, das planilhas, dos orientandos, dos prazos, do doutorado. Quero apenas saborear o quanto é bom estar no meio deles. Sei que iremos rir, conversar, discutir a vida de todos e todas, até do cachorro e do gato, que certamente circularão agitados, curtindo o alvoroço da nossa reunião.
Não há em mim expectativas miraculosas. É na simplicidade que reside a minha alegria. Sem escalas internacionais no percurso. Nem tanto. Estando tão perto, pode ser que chegaremos em terras bolivianas. Viagenzinha de carro, cheia de confusões e atrasos. Assim é o meu povo: preparado para se divertir com tão pouco.

22 comments:

  1. Muito a ensinar é o que essa família tem. Eu vou aprendendo... Boa viagem. Se for à Bolívia quero um estojo com aquele lãnzinha colorida como o seu. Lindo texto, como sempre.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh Gica, se eu for e encontrar, claro que eu trago... beijo, amiga!

      Delete
  2. Ohh tia.. em breve estaremos aqui "en Acre" para materializar tudo isso!! Até quintinha como disse tia Mime!! Beijos

    ReplyDelete
  3. Patrícia O. via FB25 March 2013 at 14:20

    AMEI! MAIS ORIGINAL IMPOSSÍVEL, IRMÃ!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Saudadeeeeeeeee.... estarei em Conquista, em breve... beijo Pat!

      Delete
  4. Lila (irmana) via FB25 March 2013 at 14:21

    Lindona vai faltar a sua maninha, mas logo estaremos juntas aqui em Conquista!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai, que triste isso... mas Conquista vem aí... beijo, irmana!

      Delete
  5. Amiga, adorei seu texto. É lindo te ler falando da família.
    #Amo

    Quer saber? Eu não vivo sonhando com férias assim, mas com a VIDA simples assim.

    Um beijo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Patiinha... e ai, nos veremos amanhã?? Saudade!!! Beijo!

      Delete
  6. Só se esqueceu de falar que eu vou também,"a chatinha" com quem ninguém, quer dormir! kk kkk sei que será muito bom,irmã, rever todos e, tudo o que deixamos há um ano atrás! até quartinha,bjs!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Dormir com você, nem pensar... e nossa viagem vai ser ótima, sim... daqui a pouco nos encontramos, mana! Beijoooooo

      Delete
  7. E esse tão pouco que você fala ao final do texto é tudo. Nenhuma atração do mundo é mais fascinante e encantadora do que a própria aldeia. Um beijo grande, boa viagem e felizes descobertas, Ju.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Marcelo! Concordo com você!!! Obrigada... depois eu conto como foi!! Bj

      Delete
  8. Mais do que viajar você AMA viver! E sabe fazê-lo muito bem.
    Beijo e boas férias

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade, Paula... "amo tanto e de tanto amar... " Beijo, querida!

      Delete
  9. Se divertir com as coisas simples da vida, Ju. Nada melhor que isso. Adorei o texto. Bjssss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi querido... já estou aqui, na sala da minha mãe, sentindo o cheirinho da comida dela... uma delícia! Beijão!

      Delete
  10. Dinda primeira vez que leio seus post, muito massa, dá até vontade de ir ao acre só pra ver a familia buscapé..=D saudades..

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lindooooooo... sua Dinda fica feliz de saber que você está aqui... venha muito mais vezes, meu dindo!

      Delete
  11. Dinda primeira vez que leio seu post, muito legal, a familia buscapé realmente adora atrásos, mais vamos chamar de imprevistos..o gato e o cachorro...como minha mãe diz "a treva!"..

    ReplyDelete
    Replies
    1. risos... "treva" é a cara de sua mãe... te amo, dindo! Bj

      Delete