21 August 2013

da véspera

Que eu me lembre, nem nos tempos em que eu frequentava uma escola, como uma simples colegial, eu gozei férias em pleno agosto. Os calendários escolares nunca me permitiram tal evento. Portanto, ou estive estudando ou estive estudando e trabalhando. Com quase cinco semanas inteiras, este mês sempre foi vivido à exaustão e com muito cansaço. E foi uma greve de 4 meses, que provocou essa desordem em meu universo particular, sempre guiado pelo "ano letivo".
Agosto é o tempo dos leoninos, do inverno aqui no hemisfério sul, e claro, da grande expectativa pela chegada da primavera, no mês seguinte. Mas nem que eu quisesse eu poderia viver a partir das suposições e das hipóteses. Gostaria, mas não tenho o dom [ou o carma] da premonição. Não faço ideia de como estarei daqui para frente.
Sei que, por ora, posso dizer que estou aonde planejei estar, fazendo o que eu planejei fazer, e vivendo feliz, os meus míseros e sonhados dias de folga da universidade. Tenho muito trabalho pela frente, ainda em férias.
Tenho aquela cirurgia simples, que todos dizem ser super tranquila, mas que vai me forçar a ir para um lugar com cheiro de éter e de gente de olhares e procedimentos desconhecidos. A área da saúde para mim é um grande mistério. A começar pelo jeito que se vestem e se cumprimentam nos corredores e recepções dos hospitais. Parecem que fazem parte de uma grande [e má] conspiração. Parece que mentem mais do que dizem a verdade, especialmente para os impotentes familiares ou acompanhantes dos internados.
Não era sobre isso que queria falar. O problema é que, a cada vez que adentro uma clínica ou um hospital, saio diferente, insegura e [quase sempre] desconfiada. Não é que eu tenha síndrome do pânico ou acredite em perseguição. Não é nada disso. Mas não confio em quem não me olha nos olhos. Ou em quem tem os olhos fixamente contemplando papéis timbrados ou o relógio, para anunciar a hora do intervalo de suas funções. Não confio e não gosto de hospitais. Meu pai e minha avó estavam em hospitais quando partiram. Eu não pude dar adeus a nenhum dos dois. Talvez seja isso. Mas falemos de vida.
A bola da vez é o aniversário do môblog. É amanhã, mas a casa já está arrumada. Adereços novos para um novo momento em minha vida. Me tatuei no braço e no pescoço. A alma está tatuada, certamente. O coração, ainda não. "Anda em corda bamba o coração, acidentalmente, sem se machucar"... ai, essa musiquinha que não sai do pensamento, enquanto teclo.
Espero que após 4 anos, após andanças, estradas, viagens físicas ou não, que eu tenha amadurecido na escrita. Que quem me leu no passado, continue querendo me ler daqui para frente. Porque ao me tatuar, aos 43 do segundo tempo [ou primeiro?], me dou conta que perdi alguns medos e mantenho outros. Da agulha marcando minha pele, já foi. Da dor que eu supunha e nem existia, também. Das baratas, ainda não. O medo de arriscar em novas estradas, ah isso faz tempo que me abandonou. De novas aventuras amorosas, ainda não.
De assinar pelas minhas autorias, nesse jeito de escrever, ou blogar, que se assemelha à literatura de viagem, não, eu nunca tive esse medo. Só tenho vontade de seguir estrada a fora. E dentro. Me acompanhem. Vou gostar de ter bons vizinhos para trocarmos novas impressões sobre o que me move de verdade: os afetos que me cercam, em todas as estações e meses do ano. Em agosto, também.

Música citada Dias de Lua. Composição Paulo Feital, Cartier, Marco Aurélio, do Álbum Aquarela Brasileira 3/ Emílio Santiago (1990)

16 comments:

  1. Ancorando por aqui, lendo lembranças que não me pertencem. Lendo planos que não são meus. Ouvindo músicas que embalam corações rs. Tudo muito plural.
    Estarei sempre ancorando por aqui. Sempre pegando carona. Um beijo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fofo! Adorei! Volta sim. Beijo e boa sorte em sua estrada, tão nova quanto linda. Gosto da sua escrita. Investe nisso!

      Delete
  2. Rosinha via gmail21 August 2013 at 20:31

    Ju,
    Fique em paz, tudo dará certo...Daqui a pouco essa sensação passa...
    Onde fará a cirurgia?
    Cuide do seu coração e continue escrevendo....
    Beijos!!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Rosinha! Em Conquista, sua terrinha!!! Te ligo para combinarmos um reencontro. Beijo!!!

      Delete
  3. Massa, Juba! Feliz aniversário, bloguinho! Quatro anos é uma linda idade ;) Bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. É verdade.. com 4 anos de blog me sinto menos infantil na escrita. Mas só um pouquinho... a tatoo do braço não me deixa enganar muito... risos... um beijo, Maga!

      Delete
  4. E falei com vc e não sabia que era dia de festa!! Parabéns, Ju!!! E obrigada, né? Afinal seu blog é aquela leitura relax que todo mundo gosta... beijo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ohhhhhh... Gica, você curte porque é igual ao blog, os leoninos são um bando de felinos muito fiéis... te amo! Bj

      Delete
  5. Mana.."este bloguinho tá que crese,menina"!!
    parabéns a esta rica iniciativa da escrita..que dom fantástico,tens!!
    Estou aqui para te fazer gostar da minha área.A saúde tem que ser recuperada,sempre! Temos, infelizmente, os nossos meios,com seus odores e impressões.É uma área objetiva!
    Bjinhos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ohhhhh... minha siamesa... nunca mais tinha deixado recadin pra mim... risos... beijo!!!

      Delete
  6. Ju, cheguei tarde pro aniversário mas sempre é tempo de dar os parabéns! E entendo vc, é fácil mesmo falar que a cirurgia será tranquila, mas é impossível não ficar nervoso, independente do procedimento. bjssssssss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi querido! Sempre é possível dar os parabéns! Esse espaço é atemporal... risos... um beijo bem grande!

      Delete
  7. Juba, dias corridos por aqui com a organização do "Boteco do Luiz". rsrsrs
    Nem percebi que tinha post novo... Sorry!

    Estarei sempre lendo seus escritos, já disse, assim te sinto mais perto.

    beijo e feliz niver pro mÔblog.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tenho certeza disso! Queria muito ir para festa de Luiz. Uma pena. Divirtam-se muito. Bj

      Delete
  8. Parabéns pelo aniversário do blog, Jusciney!


    Belo texto, belas tatuagens (pois já vi a outra também...) e bela música.
    Avante pelos caminhos que vc já trilha e pelos que ainda faltam ser trilhados.

    abração,

    Osvaldo

    ReplyDelete