Adoro tudo que pode ser visto de outro jeito, de outro ângulo, que nos força a sair do nosso ideal de mundo inventado!
Se pensarmos bem, isso tudo está introjetado desde que nascemos e as coisas se repetem tanto e normalizamos até que viram verdades absolutas.
A ideia do papai noel sempre foi a de um senhor branco, assim como a imagem de Jesus Cristo, também branco, de olhos claros, de cabelos lisos e traços finos.
Essa construção histórica tida como perfeita e “a verdadeira”, nos coloca a imposição de normalizarmos como verdade!
E se ousamos transgredir? E se ousamos reinventar a história, entendendo que (de fato) ela não é única? Isso muda em que? Muda tudo! Muda a educação escolar. Muda a trajetória de jovens negros, potenciais suspeitos de marginalidade, de sujeitos que vivem à margem social, como se bandidos fossem (naturalmente) apenas por serem pretos!
E os indígenas? Como seria se passássemos a validar outros heróis, outros símbolos dos nossos povos originários que sim, já existiam, quando este país racista e eurocentrado, foi inventado!
Sabemos que não houve descoberta nenhuma! O que houve foi uma subjugação e apropriação de terras e culturas em nome do poder bélico e discursivo dos europeus nas Américas! Discurso falacioso na religião, na cultura, na arte, na política, em tudo!
Novas imagens precisam coexistir! As crianças negras, indígenas, com deficiências precisam se sentir incluídas na sociedade. Precisamos normalizar que somos muitos e diversos. Precisamos de respeito, de ética, de um novo mundo a ser reconstruído sem misoginia, sem racismo e sem respeito a tudo o que é tido como diferente do que é referenciado como “norma”.
A norma precisa ser reconstruída para de fato construírmos uma vida justa em socied
Verde !!!!
ReplyDelete