10 June 2024

"Você tem namorado moça?"

Não poderia NUNCA deixar de fazer um textinho sobre essa pergunta tão cantada num arrocha famoso. E não poderia deixar de responder, sendo eu quem sou, uma mulher livre, que lutou bravamente para reconquistar sua liberdade, depois de meses trancafiada, subjugada, à mercê da sorte.

Não, essa moça aqui está solteira, ela não tem namorado no momento. Aliás, o verbo enamorar sequer pode ser citado quando eu penso no meu último relacionamento, tão diferente do que conceituo estar enamorada. 

Passei muitos maus bocados. Fui vítima e fui culpada. Me deixei ser manipulada. Me envolvi a ponto de ficar vendo sombras, nada com lucidez, de não me reconhecer mais. Foi difícil demais recobrar a sanidade. Foi muito ruim sofrer calada, sem condições sequer de vir aqui e escrever com essa minha liberdade, tão minha, tão necessária. Eu estava sob vigília constante. Nada que eu dissesse ou escrevesse ficaria impune. Eu fui massacrada. Fui pisoteada. Com palavras, com olhares, com surtos alheios que sim, preciso deixar escrito, para que tudo fique registrado, para que tudo saia de uma vez por todas da minha memória. Para que meus pensamentos deixem de ser sombrios.

Tomara que ele me leia. Tomara que fique meses, anos, tentando se desvencilhar de um simples fato: eu não mereci nada disso. Fui parceira, fui companheira, fui leal, fui paciente, fui tolerante, fui muito humana, muito justa, muito ética. Aí acabaram meus créditos. Acabou a minha paciência, a minha paz, o meu cartucho com toda a minha capacidade de perdoar, de relevar, de tentar de novo e de novo e de novo. Comecei a fechar os olhos e os ouvidos e sussurrar pra mim mesma: não suporto mais, não preciso de nada disso, não quero viver nada parecido nenhum segundo a mais. 

E finalmente a tormenta acabou! 

Foi tão importante pra mim maturar essa dor. Foi tão necessário tentar tantas vezes. Foi tão surreal acreditar que uma mudança seria possível. A mudança não chegou. O meu lado esquerdo da cama está vazio. Nele reside um passado que estou esquecendo aos poucos e ainda mexe comigo pois claro, vivemos momentos muito especiais, posso até dizer que sim, namoramos muito, mas foi um namoro tenso, com muitas brigas, discussões. Se antes eu já não gostava, hoje posso afirmar que amo diálogo e odeio DRs. Acredito que uma relação afetiva saudável não cabe nenhum tipo de violência, muito menos angústia. Vivi absurdos que nem consigo descrevê-los. Não vale a pena mas é preciso dizer que atravessei uma relação abusiva de verdade, com todos os seus efeitos.

Vou concluir com uma canção de duas jovenzitas que me ensinaram... é que quando a saudade bate, eu repito pra mim mesma o mantra delas e essa sensação de aperto vai para bem longe do meu coração: "agora eu quero ir, pra me reconhecer de volta, pra me reaprender, e me apreender de novo". 

Não, eu não tenho namorado. A moça hoje tem paz. E já é muito nesse importante momento de recomeço. 

Estou indo...

18 comments:

  1. Perfeito o texto meu amor!! Seja muito feliz nessa nova etapa, curtindo e valorizando a sua pessoa.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh minha mana Lila... muito obrigada por ter lido, por ter deixado esse recadinho tão maravilhoso! Te amo.

      Delete
  2. Que lindo texto Ju !! Tenha certeza que nunca estará sozinha nesta jornada chamada vida !! Te amo❤️ Val

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi amiga, que bom que leu e estará sempre do meu lado.. te amo!!

      Delete
  3. Ju, texto lindo! Um desabafo engasgado e com ele você expurga tudo o que dói… Que agora a vida volte a ser leve e divertida como você é! Te amo amiga! ❤️

    ReplyDelete
    Replies
    1. amiga querida que não sei qual é... risos... obrigada pelo carinho e pelos votos de que eu me refaça das dores.. estou no caminho!! Beijo

      Delete
  4. O relacionamentos tóxicos não é apenas agressão física, mas uma gama de fatores unidos. Se o faz mais infeliz que feliz, elimine-o de sua vida. Se não puder eliminar, mantenha-o longe. Acredite, até a sua alma agradece. A dor um dia virará aprendizado. Te amo amiga.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Mai, apesar de não ter dito o seu nome, sei que essa mensagem é sua, pois tb me mandou pelo celular.. te amo! Vamos que vamos... como diz vc!!

      Delete
  5. Eu amo seus textos prima, sempre esclarecedores e educativos! 💕

    ReplyDelete
    Replies
    1. Prito ou Bóba? Seja quem me escreveu.. obrigada pelo carinho e pela generosidade!! Beijo

      Delete
  6. Minha querida amiga, que bom saber que o ar está leve e que você pode e deve voltar a ser do seu jeitinho: uma garota espontânea e que convive com todas as pessoas!! Te amo!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh.. que lindeza de comentário... obrigada pelo carinho amiga! Da próxima vez deixe seu nome!! Bj

      Delete
  7. Oh mana… “vc tem namorado moça?” É um arrocha dos bons…
    Mas melhor ainda é te rever assim. Dona de si, doba das suas vontades e dona da sua vida!
    Amo vc assim. Melhor a cada dia!
    #tj te amoo♥️

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mana siamesa... vc sabe bem o quanto tentei e queria um final bem diferente desse... mas Deus sabe de todas as coisas e vamos torcer que a vida melhore com a minha liberdade de volta!! Beijo, te amoooooooo

      Delete
  8. Seguir em frente é necessário! Na verdade, enamorar-se às vezes é deixar de ser, e pensar em viver !

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelo conselho... concordo que "pensar em viver é bom" mas deixar de ser, não... que o amor floresça onde possamos permanecer com a nossa essência, sem estar subjugados a outrem!! Beijo

      Delete
  9. Patrícia Muniz13 June 2024 at 19:44

    Depois que a tempestade passa a gente nem acredita que passou tanto tempo sob a tormenta. Desejo dias de sol e muita luz, amiga.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não vejo a hora desse novo movimento solar! O inverno é necessário, eu sei!! Beijo, amiga!!

      Delete