4 July 2024

6 anos sem a francesinha Ana

Todo dia 4 de julho, desde 2018, eu acordo melancólica, exatamente como naquele dia que, quando despertei, soube do infortúnio.

Acordo querendo resgatar emoções, memórias que me fazem a conexão com você, Ana, a brasileira mais francesa que tive o enorme prazer de me tornar amiga!

6 anos depois ainda estou incrédula! Você não está mais entre nós e ainda é um absurdo pensar nessa despedida, que me fez perder a minha base nas Alagoas.

Quanta saudade de você, Ana! Como estaríamos hoje se estivesse aqui, e vendo a sua Paris aparecer toda hora nos noticiários das olimpíadas e também nos políticos, com a extrema-direita ficando tão perto do poder?

Como seria sua relação com sua neta? Como seria sua preparação para defender seu memorial, para tornar-se professora titular na UFAL? Eu imagino que estaria nos enlouquecendo com tanta novidade, com tanta apreensão, com tanta vontade de acertar em tudo e ser validada em tudo.

Eu amaria estar bem perto e convivendo com seus dramas, com seus dilemas e com todas as inúmeras e incontáveis alegrias que sempre te arrancavam lágrimas e esperanças de dias mais parisienses.

Eu te amo muito mais que amava em 2018. Sempre vou lamentar muito sua saída de cena, porque você era e continua sendo como Paris: linda, iluminada e intensa! Saudade, minha amiga-irmã, e sei que nos piores momentos (e também nos melhores) você segue muito viva em mim!!


No comments:

Post a Comment